Por que aprender inglês na infância é tão importante?
“Qual o momento certo para o meu filho iniciar os estudos de um segundo idioma?”
Essa é uma pergunta frequente e a resposta é simples: O quanto antes! Se a nossa língua materna não é o Inglês, então já fica outra dica: O segundo idioma deve ser. Saber se comunicar em Inglês não é mais um diferencial em nossas vidas e sim um pré-requisito. A partir do momento que dominamos esse idioma portas para o mercado de trabalho são mais facilmente abertas, a aquisição de novas tecnologias é facilitada, além de nos ajudar, e muito, na comunicação com outras culturas.
“Mas e agora, como escolher o que é melhor para meu filho?”
É um consenso que a infância é o melhor momento para aprender um novo idioma. É uma fase em que nosso aparelho fonador, responsável pela produção dos sons, está ainda em formação. Sendo por isso que os adultos morrem de inveja das crianças que falam o inglês perfeitinho (sem nenhum sotaque).
Hoje vivemos em um mundo em que o tempo é coisa rara. Nos falta tempo para tudo e ainda queremos fazer mais coisas, o imediatismo não nos deixa priorizar o que é mais importante, e assim vamos vivendo. Não podemos querer aprender um novo idioma da noite para o dia, assim como as crianças também não o aprendem, é preciso paciência e dedicação.
O ideal para aprender um segundo idioma é praticar e ter contato com ele todos os dias, por isso a importância de escolas com programas bilíngues. Mas apenas o aumento da carga horária da língua inglesa na escola não é suficiente para garantir a fluência da criança. É necessário que ela se comunique no dia a dia com essa língua, como pedir um informação dentro da escola, bater um papo em inglês com o professor de biologia ou até mesmo com a bibliotecária.
Ao buscar um curso de inglês extracurricular devemos nos atentar a detalhes importantes, como a garantia de um ensino individualizado a partir de turmas reduzidas com até 6 pessoas em sala de aula. Garantir que o ensino seja lúdico, dinâmico e divertido, de maneira que o inglês não seja um fardo e sim um momento de prazer.
Atividades extraclasses são importantíssimas no processo de aprendizado associado à uma boa comunicação. Eventos como oficinas de arte, teatro, culinária e até festas temáticas auxiliam nesse etapa.
Não podemos deixar de salientar que o aprendizado de um segundo idioma não deve interferir no aprendizado da língua materna, para isso recomenda-se que até os sete anos (idade em que o aluno já está alfabetizado) o contato com o inglês seja no âmbito da comunicação como um todo, focando em atividades lúdicas como músicas, brincadeiras e encenações, o importante é não privar a criança desse contato com a língua.
“E eu como pai e mãe, preciso ser fluente no idioma para ajudar o meu filho?”
A resposta para essa pergunta também é fácil: NÃO! Essa é até uma grande oportunidade para você deixar o seu filho te ensinar e ainda praticar em casa, sempre que possível escute músicas em inglês, assista a filmes ou até mesmo a desenhos animados em inglês. As ações dentro de casa são um papel fundamental dos pais, de forma que incentivem e participem desse momento de aprendizado constante.